quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A GUINÉ CONACRY ESTÁ DE LUTO OU ESTÁ EM LUTA?



Esta é uma pergunta que se pode fazer neste momento em relação à situação política e militar na Guiné Conacry. A morte do presidente ditador Lansana Conté abriu caminho para institucionalização do desentendimento não só entre os militares como também entre os políticos. O luto decretado pelo primeiro-ministro parece estar a perder paulatinamente o ar de pesar e de sentimento de dor para dar lugar a uma luta de sucessão política.
Tudo isso é espelho de uma situação política em que o poder era personalizado pelo presidente. O presidente era a lei, a vontade política e a liberdade política. No fundo, os guineenses de (Canacry) não conheciam outras leis, outras normas que permitisse expressar os seus sentimentos, que não sejam aquelas permitidas pelo presidente.
Assim, a morte do presidente permite-lhes acesso e a manifestação das suas vontades. Agora vamos ver se esta vontade será outra vez uma personificação do poder. Já se sabe que a nível da geopolítica na região as coisas vão ter que ser redefinidas. Se a sucessão se fizer na linha do presidente defunto, os sucessores poderão contar com apoio dos dois países vizinhos, o Senegal e a Guiné-Bissau. Caso contrário, a instabilidade se acentuará ainda mais na região.

Sem comentários: