sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A ETIÓPIA ABANDONA A SOMALIA

Depois de uma presença longa e trágica em Somália, o governo etíope decidiu retirar o seu contingente militar no solo somali. A praga de abandono das terras de Mogadíscio parece perseverar. Depois do falhanço americano, agora é a vez do grande vizinho da Somália decidir rumar para casa. Os somalis nunca aceitaram e nunca viram com bons olhos a presença do seu grande vizinho. Era para eles uma humilhação.
Os islamistas somalis podem assim reclamar claramente vitória não só sobre a Etiópia, mas também sobre a comunidade internacional. Neste momento só permanece no país, o contingente internacional composto por ugandeses e burundeses. Mas é provável que também abandone devido à praga da indiferença que assola Somália.
O representante das Nações Unidas em Somália disse há dias que a bala estava do lado dos somalis para pôr fim à sua longa e trágica violência. Quererá com isto dizer que a esperança para paz se vai morrendo cada dia que passa para os habitantes daquele país martirizado. Para a comunidade internacional parece que é muito mais importante acudir países como Chade e Níger porque aí não é confrontada com a humilhação. Não se trata de não ajudar Chade e Níger, mas trata-se sim, assumir que é uma forma de desmistificar a sua fraqueza em Somália.
Que farão a Uganda e o Burundi ai sem apoio da comunidade internacional? Como se conseguirá a paz para toda região se a Somália continua em ferro e fogo e sob o comando dos islamistas? Não é só a Etiópia que abandona a Somália, são também os Estados Unidos que abandonam a Somália pela segunda vez, já que os EUA fazem parte dos países que apoiaram fortemente a intervenção etíope no território somali.
Ps: In FM

Sem comentários: